Uma das maiores causas de intoxicação em aves é causada pela ingestão de metais. Diversos brinquedos ditos seguros para aves possuem partes de metal, que normalmente são compostos por ligas de chumbo e zinco, ou passam por processo de galvanização e polimento com metais pesados. Ao brincar, devido a grande força exercida pelo bico de nossos amigos, pequenos pedaços podem se quebrar e ser engolidos com facilidade. Muitas vezes, isso acontece sem que o tutor perceba, mesmo com constante vigília. Por isso, o correto é que os brinquedos das aves não possuam metais.
Além dos brinquedos serem livres de peças de metais, é fundamental que as gaiolas, comedouros e bebedouros sejam feitos de materiais de qualidade, que não soltem pedaços e não estejam enferrujados.
Os sinais da intoxicação normalmente são inespecíficos. As aves podem ficar prostradas, apresentar vômitos, regurgitação e/ou diarreia. Podem também apresentar sintomas neurológicos como incoordenação, tremores e até mesmo convulsões.


O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para aumentar as chances de recuperação do animal. Dependendo da gravidade do quadro, pode ser necessária a internação da ave.
Fique sempre atento, e se achar que, por acidente, a sua amiga possa ter ingerido algum tipo de metal, lembre que a equipe do Hospital Anima conta com profissionais especializados e a estrutura ideal para diagnosticar rapidamente e cuidar do seu Pet!