Cágado, tartaruga e jabuti são os nomes populares dados aos animais pertencentes à ordem Chelonia, que diferente dos outros répteis, possui carapaça e plastrão – o popular casco! Pessoas em diferentes partes do mundo usam diferentes nomes para designar as espécies de quelônios, por isto, esta nomenclatura pode ser um pouco confusa em alguns aspectos, sendo preferível usar a denominação cientifica em textos mais formais.


São chamados cágados aqueles animais que vivem tanto em meio terrestre quanto em meio aquático doce. Seus membros possuem unhas e membranas entre os dedos, o que lhes conferem maior velocidade na água. Seu pescoço é longo e ágil, e eles podem ser carnívoros ou onívoros.


As tartarugas são aquelas que passam toda a sua vida na água salgada, indo para ambiente terrestre apenas para botar seus ovos. Seu casco é hidrodinâmico e seus membros têm formato de remo, adaptados para nadar com agilidade. A dieta é extremamente variada e depende da espécie, podendo inclusive variar em função de sua fase de vida. Alguns cágados de água doce, dependendo da região, são chamados de tartarugas, embora não tenham as características marcantes das mesmas.


Jabuti é o nome popular que se dá a duas espécies de répteis nativos da América-do-Sul, o jabuti-piranga e o jabuti-tinga. Porém, por não se encaixarem na definição de cágado nem de tartaruga, o nome é usado para estes e também para outros quelônios que passam toda a sua vida em meio terrestre. Possuem membros e pescoço fortes, em formato cilíndrico, além de cascos altos e arqueados. Os jabutis podem ser herbívoros ou onívoros.
Agora você sabe a diferença e não vai confundir mais, não é mesmo? Quer saber mais sobre a nomenclatura cientifica? Continue ligado nas páginas do Anima Hospital Veterinário que logo postaremos sobre este assunto!