Quais raças podem ser cães guia?

As principais raças de cão guia são o Pastor Alemão, o Labrador e o Golden Retriever. Mesmo que as três raças recebam igualmente o mesmo treinamento, o comportamento de cada uma delas e de cada cachorro durante o seu trabalho pode ser bastante variado, como fora relatado por pessoas que tiveram a companhia de diferentes cães guia ao longo da sua vida.

O comportamento do cachorro pode variar, além de acordo com a raça, com as características pessoais que ele percebe em cada dono durante a sua relação.

 

Pastor Alemão

Pessoas que trabalharam com cães da raça Pastor Alemão relatam que eles são cachorros muito inteligentes e preparados. Os relatos dizem que esses cães guia percebem obstáculos no caminho com bastante antecedência, e desde então já vão ajustando as variações no percurso, sem realizar movimentos drásticos ou perder tempo pensando no que fazer para superar o obstáculo.

 

Labrador

Diferente do Pastor Alemão, o Labrador costuma esperar até chegar no obstáculo para decidir o que fazer a respeito, o que pode resultar em algumas mudanças bruscas e repentinas no trajeto, esperando que o dono vá conseguir acompanhar esse ritmo.

Apesar disso, eles são cachorros muito confiantes e trabalham sempre muito entusiasmados, felizes em estar realizando esse serviço com o seu dono.

 

Golden Retriever

Os donos de Golden Retrivers relatam que muitas vezes eles param na frente de algum obstáculo para pensar na melhor solução para aquele problema. Algumas pessoas que assistiram a essa cena de fora dizem que parece que o cachorro está imaginando todas as possíveis soluções na sua cabeça para encontrar a melhor e mais positiva para o seu dono.