Você sabia que os dentes do porquinho da índia crescem para sempre?

Os porquinhos da índia são animais cuja principal alimentação na natureza é o capim. Por isso, seus dentes são adaptados para triturar corretamente este alimento, que é muito abrasivo. Neste processo de mastigação, ocorre o atrito entre os dentes, que gera os seus desgastes. E para compensar o atrito e manter a saúde bucal, os dentes desses roedores crescem por toda a vida do animal. Interessante, não é?!


Quando mantemos um porquinho da índia no ambiente doméstico, devemos tentar reproduzir a sua alimentação natural, oferecendo grandes quantidades de feno para que não haja um crescimento exagerado de sua dentição. O crescimento exagerado dos dentes pode causar diversos problemas ao animal, desde lesão em mucosa oral e língua, abscessos (coleções infeccionadas), até acometimento de outras estruturas como seios nasais, olhos e bula timpânica.


Qual o tipo de alimento que você tem ofertado para o seu Porquinho da índia? E como será que anda a saúde oral dele?! Você consegue perceber se os dentinhos dele estão grandes demais? Para sanar dúvidas e ter a certeza de que a saúde dele está ótima, e que seu manejo está adequado, conte com a equipe especializada em medicina de animais silvestres, aqui do Hospital Veterinário Anima!