Você sabia que não existe vacina para Coelhos no Brasil

Ao fazer uma breve pesquisa na internet, muitos tutores deparam-se com diversos blogs falando sobre a vacinação de coelhos. De fato existem duas vacinas para coelhos, uma que previne a mixomatose e a outra que previne a doença hemorrágica viral, ambas doenças extremamente sérias, que afetam diversos animais, principalmente na Europa e apresentam mortalidade próximas de 100%.


Aqui no Brasil ainda não temos nenhum relato da doença hemorrágica viral em coelhos.

Já a mixomatose é de ocorrência bem rara, principalmente nos centros urbanos, pois ela é transmitida de coelhos silvestres para os nossos pets através da picada de artrópodes como mosquitos, moscas, pulgas e ácaros. Assim, há mais chance de ocorrer em animais que permanecem em quintais e próximos à áreas verdes.


Embora talvez fosse interessante vacinar alguns animais contra a mixomatose, pela falta de demanda do mercado, não são fabricadas, importadas ou vendidas essas vacinas para Coelhos, no Brasil.
Sendo assim, sempre com a orientação do seu Médico Veterinário especializado, proteja o seu pet contra artrópodes para evitar que seu amigo seja picado e permaneça saudável.