O que é o peito seco em aves?

O peito seco das aves não é um diagnóstico de doença mas, sim, a tradução de um estado de magreza e desnutrição graves. Muitos fatores podem levar uma ave a esse estado, como infecções por bactérias, fungos, vírus, deficiências nutricionais, tumores, entre outros que, estes sim, são o diagnóstico do problema primário.

Quando uma ave está doente, ela pode não se alimentar corretamente ou não conseguir absorver os nutrientes de sua dieta de forma adequada. Em uma tentativa de conseguir energia para manter as funções vitais do organismo, há o consumo das reservas de gordura. Porém, este não é muito grande nas aves e é rapidamente esgotado. A próxima a ser consumida é a musculatura do animal. O músculo peitoral é bem desenvolvido nas aves e é um dos primeiros a ser utilizado como fonte de energia. Assim, a quilha (osso esterno das aves) torna-se muito proeminente, já que não há quase musculatura para cobrí-la.
Por isso, geralmente quando o tutor da ave, nesse processo, percebe que “algo está errado”, a ave já está em um estado crítico. Pode ser possível reverter o quadro dependendo do fator que o causou e da rapidez com que o tratamento seja iniciado, se instituído por um médico veterinário especializado.

Você tem uma ave como companhia? E como está a saúde dela?! Venha descobrir em uma avaliação de rotina, com a nossa médica especialista