O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981), define os instrumentos para proteção do meio ambiente e é considerada o marco inicial das ações para conservação ambiental no Brasil. Através dela, o meio ambiente é definido como: “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.


A Constituição Federal Brasileira também possui um artigo que trata exclusivamente do Meio Ambiente (artigo 225), e nele cita que: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”.


Além disso, diversos tratados e acordos internacionais propõem novos modelos de desenvolvimento sustentável, dada a preocupação mundial com os problemas ambientais, cuja lista não é pequena, veja só:
Mudanças climáticas, efeito estufa, aquecimento global, poluição da água, poluição do ar, destruição da camada de ozônio, extinção de espécies, chuva ácida, desflorestação e desertificação.

Por isso, o objetivo da preservação ambiental é incitar-nos a importância da minimização dos problemas causados pela intervenção humana na natureza.
E você sabe qual é a diferença, por exemplo, entre conservação e preservação ambiental? Para referenciar o dia de hoje, dividimos com você alguns conceitos sobre o meio ambiente:


Preservação Ambiental: É a proteção sem a intervenção humana. Significa a natureza intocável, sem a presença do homem e sem considerar o valor utilitário e econômico que possa ter.


Conservação Ambiental: É a proteção com uso racional da natureza, através do manejo sustentável. Permite a presença do homem na natureza, porém, de maneira harmônica.


Ecossistema: Conjuntos de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).
Seres Bióticos: Seres autótrofos (produtores) e heterótrofos (consumidores), ou seja: as plantas, os animais e os microrganismos.


Seres Abióticos: São os fatores físico-químicos presentes num ecossistema, como a água, os nutrientes, a umidade, o solo, os raios solares, ar, gases, temperatura, etc.


Biomas: São conjuntos de ecossistemas. Os biomas que compõem o Brasil são: Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e o Bioma dos Pampas.

Quando, para alcançarmos um grande objetivo, é necessário o esforço de muitos, individualmente pode haver a falsa sensação de “ausência de efeito, do esforço que parte de uma só pessoa”. Reflita hoje, pense diferente e faça a sua pequena parte, pois existe uma grande parcela de responsabilidade em cada um de nós!